sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Luciano Leitoa continua conversando com a população de Timon




Os moradores dos bairros Boa Vista e São Francisco receberam, na noite desta quinta-feira (26), o “Todos por Timon”, um projeto da Prefeitura que consiste em encontros entre o prefeito Luciano Leitoa e equipe do governo municipal com a comunidade de bairros onde as reuniões são realizadas.

O evento teve início com Luciano Leitoa explicando o objetivo do encontro, que é aproximar a administração municipal da comunidade, por meio de reuniões onde os moradores solicitam os serviços mais urgentes a serem executados em seu bairro. Na oportunidade, o prefeito ouviu atentamente as principais demandas, voltadas basicamente para obras de infraestrutura, como calçamento, abastecimento de água, coleta de lixo e otimização dos serviços de saúde.

“Estamos fazendo o ‘Todos por Timon’ desde o final do ano passado e vamos continuar de forma que eu visite todos os bairros da cidade. Começamos pelos bairros com as necessidades mais urgentes de serem atendidas. Isso também é uma forma de fiscalizarmos a forma como nossos serviços estão chegando até vocês e nada melhor do que a própria população para nos dizer o que necessita”, explicou Luciano Leitoa.

Após todos se manifestarem com solicitações, críticas e elogios à Prefeitura de Timon, ficou acertada a formação de uma comissão composta por oito moradores do bairro para que possam trabalhar diretamente com o prefeito, levando as demandas do local.

“Fiquei muito satisfeita com o que eu escutei aqui do prefeito Luciano Leitoa. Agora acredito que todo vai melhorar, chegarão benefícios para o meu bairro e nós teremos mais qualidade de vida”, concluiu a moradora do bairro São Francisco, Raimunda Oliveira.

Russo acorda sem os testículos após encontro

102_267-blog-dmitry

Um ator russo de 30 anos acordou sem os testículos após uma noite de bebedeira com “uma atraente” loura que conheceu em um bar, em Moscou, na Rússia.

Dimitry Nikolaev acordou com fortes dores na região genital que estava coberta de sangue. Chegando ao hospital, os médicos descobriram que seus testículos foram retirados.

De acordo com a polícia, o procedimento para a retirada dos testículos foi “muito preciso e profissional”. Suspeita-se que a tal loura seja integrante de uma quadrilha de venda de órgãos no mercado negro.

Segundo os médicos, o corte no saco escrotal de Dmitry foi feito por um médico ou um veterinário.

JP Tabloide

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A TERRA EM MINIATURA



Resultado de imagem para GLOBO TERRESTRE  Se Pudéssemos reduzir a população da Terra a uma pequena aldeia de exatamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes, seria algo assim:

Haveria:

57 asiáticos
21 europeus
 8 africanos
 4 americanos

                          52 mulheres
                          48 homens
                          70 não seriam brancos
                          30 seriam brancos
                          70 não cristãos
                          30 cristãos
                          89 heterossexuais
                          11 homossexuais

6 pessoas possuiriam 59% de toda riqueza e
6 ( sim, 6 de 6 ) seriam norte americanos.

                          70 não saberiam ler
                          50 sofreriam de desnutrição
                          01 pessoa estaria a ponto de morrer
                          01 bebê estaria preste a nascer
                               só 1 (sim, só 1) teria educação universitária.

Nesta aldeia, haveria apenas 1 pessoa a possuir um computador.
Ao analisar nosso mundo desta perspectiva tão reduzida, se faz mais
presente a necessidade de aceitação, entendimento, e educação

                         Se você guarda dinheiro no banco, na carteira e tem
                         tem algumas moeda em um cofrinho... Já está entre
                         os 8% mais ricos deste mundo

Se você nunca experimentou os perigos da guerra,
a solidão de estar preso, a agonia de ser torturado,
ou a aflição da morte, então, você está melhor que
500 milhões de pessoas

Se seus pais ainda estão vivos e unidos,
você é uma pessoa muito rara.

                           Se você tem comida na geladeira, roupa no armário
                           e um teto sobre sua cabeça e um lugar para dormir,
                           você é mais rico que 75% da população mundial.

Se você pode ir à sua igreja sem medo de ser
humilhado, preso, torturado ou morto, então
você é mais afortunado que 3 bilhões de pessoas
no mundo.

                            Agora pense... Se você se levantou nesta manhã
                            com mais saúde que doenças, então você tem mais
                            sorte do que milhões de pessoas que não sobreviveram
                            nesta semana.

Se você leu esta mensagem, acabou de receber
uma dupla bênção: Alguém estava pensando em
você e, mais ainda, tem melhor sorte que mais
de 2 bilhões de pessoas neste mundo, que não
sabem sequer ler.

                            QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

                                     
 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Juiz determina suspensão do WhatsApp no Brasil



Um juiz do Tribunal de Justiça do Piauí determinou que as operadoras nacionais (Vivo, TIM, Claro e Oi) suspendam o WhatsApp em todo o Brasil até que a empresa criadora do aplicativo cumpra uma ordem judicial anterior. O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, não informa o motivo da suspensão já que a ação anterior que envolve o WhatsApp corre em segredo de Justiça.
Mas a Secretaria estadual de Segurança Pública do Piauí comunicou que a suspensão foi determinada porque a empresa fornecedora do aplicativo de mensagens WhatsApp não tirou de circulação imagens de crianças e adolescentes expostas sexualmente, objeto de investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina, capital do PI. O órgão informa que os processos que levaram à determinação começaram em 2013.
A decisão foi tomada em 11 de fevereiro e, segundo a secretaria, as empresas de telefonia foram comunicadas a respeito em 19 de fevereiro, por meio de um ofício do delegado Éverton Ferreira de Almeida Férrer, do Núcleo de Inteligência da secretaria. O prazo para a suspensão é de 24 horas e atinge os domínios whatsapp.net e whatsapp.com. As companhias estariam recorrendo da decisão.
Em um trecho da decisão, o juiz detalhou: “Suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial , em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham whatsapp.net e whatsapp.com em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados”, determina o juiz Luiz Moura Correia.
Ele diz, em sua sentença, que as empresas de telefonia devem suspender o tráfego de informações, de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores do aplicativo.
O mandado judicial foi encaminhado aos provedores de infraestrutura (Backbones) e aos provedores de conexão (operadoras de telefonia móvel) entre outras. “Cabe esclarecer que todas as representações e decisões judiciais foram tomadas com base na lei que instituiu e disciplinou o Marco Civil da Internet”, afirma, em nota a Secretaria de Segurança do Piauí.
Parte da decisão judicial diz: “Suspensa temporariamente até o cumprimento da ordem judicial, em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.netwhatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham whatsapp.net ewhatsapp.com em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados”.
Procurado, o WhatsApp ainda não se manifestou sobre o caso. O Facebook, dono do aplicativo desde o ano passado, informa que as operações das duas companhias são independentes e que não vai se posicionar sobre a questão.
Para a especialista em direito digital, Gisele Arantes, a decisão está dentro da lei, mas é radical. “O ideal neste caso é punir os responsáveis de outras formas, porque hoje o serviço faz parte da vida das pessoas. O Marco Civil da Internet permite que a empresa responsável seja punida com multa, por exemplo”, explica Gisele.
O juiz Luis Moura Correia – que expediu a decisão -, o coordenador do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Alessandro Barreto, e representantes do WhatsApp no Brasil estiveram em reunião no Piauí nesta quarta-feira (25/2) para conversar a respeito do caso. A empresa alega que não responde as leis brasileiras, já que os provedores ficam em outro país.
Em 11 de fevereiro foi dado um prazo de 24 horas para que os responsáveis do WhatsApp bloqueassem o serviço. Porém não houve o cumprimento. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí afirma que as empresas de telefonia móvel também receberam o mandado judicial para impossibilitar o acesso ao aplicativo por meio de celulares e tablets. Mas, as operadoras alegam dificuldade técnica na ação.
Segundo o jornal O Globo, as operadoras, como a Vivo, foram comunicadas da decisão no último dia 19, e já entrou com recurso para não ter de cumpri-la.
O WhatsApp tem 700 milhões de usuários em todo o mundo. Fundada em 2009, a companhia foi adquirida ano passado pelo Facebook por US$ 22 bilhões.
Sem representação
O WhatsApp, assim como Snapchat, Tinder e Secret, não possuem representação no Brasil, o que dificulta o acesso por meio jurídico dos seus usuários ou reclamantes. No caso específico do WhatsApp, uma saída dos tribunais tem sido a de destinar a ação ao Facebook, que concluiu a aquisição da empresa criadora do aplicativo (por US$ 22 bilhões) em meados do ano passado.
Em agosto do ano passado, uma liminar determinou a suspensão do aplicativo Secret no Brasilacatando pedido de promotor que acreditava que o app feria a proibição ao anonimato, presente na Constituição. A Justiça posteriormente voltou atrás e liberou o aplicativo, após entender que era possível obter os dados dos usuários através da empresa responsável.
Para o jurista e diretor do instituto de pesquisas InternetLab, Dennys Antonialli, o caso do Secret é simbólico. “Ele ilustra o poder máximo do Artigo 11 (do Marco Civil da Internet), que é banir o serviço do Brasil. Aplicar uma multa ou constranger a empresa não adiantaria nada, porque ela não tem escritório aqui”, diz o pesquisador. (Com informações do O Globo)

Rafael Leitoa defende concessão dos serviços de água e esgoto de Timon‏

Elias Lacerda

“Devemos ter cuidado com as palavras que dizemos aqui no plenário”, assim foi o alerta do deputado estadual Rafael Leitoa (PDT), em seu discurso,
nesta terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O pedido de cautela, direcionado ao deputado Alexandre Almeida (PTN), estava relacionado com algumas informações desencontradas e inverídicas, proferidas anteriormente pelo deputado do PTN, na tentativa de confundir ainda mais a população timonense em relação à concessão dos
serviços de água e esgoto daquela cidade.

Rafael lembrou que durante as últimas eleições, carros de som ligados à oposição timonense, grupo ao qual Alexandre Almeida faz parte, deixaram a eleição de lado e passaram a divulgar a concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Timon, como sendo a venda do órgão e algo negativo para a cidade. Rafael Leitoa defendeu que a maneira mais correta e inteligente, continua sendo a concessão e reforçou que conceder não é vender, é delegar o serviço por um determinado período,
onde todo o bem público, nesse caso o SAAE, retornará à administração da Prefeitura de Timon ao final do contrato.

Não se pode esquecer que o deputado Alexandre Almeida foi líder do governo da Socorro Waquim, quando vereador em Timon, e que a ex-prefeita obteve recursos que somam mais de 20 milhões para investimento num sistema de tratamento de esgoto que nunca tratou um litro sequer e esses recursos são hoje motivo de investigação, pela CGU e Ministério Público Federal.

Para Rafael Leitoa, é errônea a tentativa de ludibriar a população, creditando ao prefeito Luciano Leitoa, uma atitude impensada, quando na verdade a concessão dos serviços de fornecimento de água e tratamento de esgotos, é mais um passo em direção ao progresso da cidade, assim como tantos outros que são visíveis aos olhos de bom senso.

O deputado pedetista lembrou que mesmo com a estrutura limitada, o SAAE tem feito várias intervenções em Timon. Foram construídos quatro sistemas de abastecimento, cinco poços foram reativados, ou seja, mesmo com pouco recursos o SAAE tem feito sua parte.

“Ao dizer que o prefeito Luciano ‘assinou com uma empresa que ninguém conhece’, em relação a AEGEA Saneamento, empresa vencedora do certame licitatório, o deputado Alexandre Almeida, demonstra desconhecer o que profere. Esta empresa foi tema de matéria recente no Fantástico, tendo como carro chefe a utilização de água de reuso para consumo humano, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, inclusive na cidade turística de Búzios. A AEGEA atende 36 municípios em sete estados brasileiros e foi vencedora de um processo licitatório aberto para empresas de todo o Brasil”, afirmou Rafael Leitoa.

Para finalizar, Rafael colocou que os investimentos feitos pela AEGEA em Timon, serão na ordem de 200 milhões de reais no período de trinta anos, coisa que com a estrutura atual o SAAE levaria mais de 600 anos para concluir. Sendo entregue ainda no primeiro ano de concessão, o Sistema de Tratamento de Água.
(Da assessoria)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Drag queen assume cargo de vereador em Vila Velha, ES

Drag queen assume cadeira na Câmara de Vereadores de Vila Velha (Foto: Bernardo Coutinho/ A Gazeta)

 Drag queen assume cadeira na Câmara de Vereadores de Vila Velha (Foto: Bernardo Coutinho/ A Gazeta)

A drag queen Chica Chiclete (PMDB) vai ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Vila Velha, no Espírito Santo, na próxima segunda-feira (2). Para os trabalhos na Casa, Chica vai abandonar a personagem. "Na Câmara vou ser Chico, o Francisco", afirmou.

Chica substitui Andinho Almeida (PMDB), que deixa a Câmara para virar secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer na gestão de Rodney Miranda (DEM). Chica é a primeira suplente da Câmara de Vereadores do município.

A personagem criada por Francisco Spala Neto conquistou os eleitores e rendeu mais de 2 mil votos nas eleições de 2012. Morador da Barra do Jucu, Francisco é comerciante e possui um hotel no Centro de Vitória. Além disso, também trabalha com fantasias no carnaval e em um atelier de vestidos de noivas.

Sobre a expectativa de assumir o cargo dois anos após a eleição, Francisco explicou que atua na política desde 1996, quando se filiou ao PMDB. "Eu venho como candidato desde o ano 2000 pelo partido. Essa é a terceira vez que fico de suplente e a primeira que vou assumir. É um trabalho de anos junto ao partido que vem se concretizando agora", disse.

De acordo com Francisco, ele assume a cadeira às 17h do dia 2 de março. Apesar de ainda não possuir um projeto para defender, o futuro vereador disse que vai atuar junto à comunidade. "A gente ainda vai ver os projetos que vamos apresentar. O projeto tem que ser direcionado a quem realmente precisa. Vamos estudar e ouvir a população. Preciso fazer a diferença no meu trabalho", completou.

Alterações
No dia 14 de novembro de 2014, o prefeito Rodney Miranda havia anunciado mudanças na estrutura administrativa da Prefeitura de Vila Velha. Algumas secretarias foram extintas e outras incorporadas a outras. A secretaria de Esporte e Lazer foi incorporada na pasta de Cultura.

Andinho Almeida foi nomeado secretário e deve tomar posse em 10 dias úteis. Ele assume o lugar de Leonardo Guarçoni, que é subsecretário de Esporte e Lazer e estava como interino da pasta. Ainda falta nomear o subsecretário de Cultura, cargo que antes era ocupado por José Roberto Santos Neves, que deixou a pasta para assumir como subsecretário estado de Cultura.

Viviane Machado
Do G1 ES

Holandês em lua de mel sobrevive a queda de 1,2 mil metros no Sri Lanka



Holandês foi resgatado pelo Exército do Sri Lanka após cair de uma altura de 1,2 mil metros  (Foto: Reprodução/YouTube/ODN)Holandês foi resgatado pelo Exército do Sri Lanka após cair de uma altura de 1,2 mil metros (Foto: Reprodução/YouTube/ODN)
 
Um holandês que passava sua lua de mel no Sri Lanka sobreviveu após cair de um penhasco com mais de 1,2 mil metros de altura.

Segundo a emissora “Sky News”, ele se tornou a primeira pessoa a sobreviver à queda do penhasco, conhecido como “Fim do Mundo”.

Mamitho Lendas, 35 anos, estava tirando uma fotografia da sua mulher quando deu um passo para trás e acabou caindo do penhasco. A queda foi amortecida por uma árvore a cerca de 40 metros do chão.

Forças Armadas do Sri Lanka usaram cordas para resgatá-lo. Cerca de 40 soldados e um helicóptero militar participaram do resgate.

“Foi muito assustador e doloroso”, disse Lendas, que não teve ferimentos graves no incidente. “Eu estava fotografando quando pisei errado e caí para trás.”

Ele teve que aguardar por mais de três horas para ser resgatado. Um porta-voz do Exército disse que o holandês teve muita sorte em sobreviver.

“Ele é a primeira pessoa a sobreviver a uma queda do penhasco do 'Fim do Mundo'”, disse Jayanath Jayaweera.

O penhasco é a principal atração da reserva natural Horton Plains, no centro do Sri Lanka.

Do G1, em São Paulo

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mulher é presa por se masturbar durante sessão de ’50 Tons de Cinza’

Cena-do-filme-Cinquenta-Tons-de-Cinza--size-598

Uma mulher de 33 anos foi presa no México por imoralidade dentro de um cinema, durante uma sessão do filme “50 Tons de Cinza”. A informação foi divulgada pelo jornal local “A Reforma”.

Outras pessoas que assistiam ao filme denunciaram a mulher por estar se masturbando na sala.

Segundo testemunhas, a mulher foi discreta, mas os gemidos deixaram os outros espectadores constrangidos.

O caso ocorreu na cidade de Sinaloa, no México. A infratora foi retirada da sessão e presa por conduta lasciva, mas foi liberada em seguida por não ter antecedentes criminais.

O longa metragem “50 Tons de Cinza” é uma adaptação do best-seller sensual-erótico de E.L. James e conta uma história de amor, erotismo e sadomasoquismo. O filme, dirigido por Sam Taylor-Johnson, é proibido para menores de 16 anos e estreou na quinta-feira (12) em 1.090 salas de cinemas de 200 cidades brasileiras.

JP Tabloide

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MEC admite atraso no Pronatec e libera R$ 119 mi para quitar dívida


O Ministério da Educação divulgou nota oficial nesta quinta-feira (19) na qual admitiu atrasos nos repasses da União para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e informou a liberação de R$ 119 milhões para regularizar o pagamento de professores que lecionam no por meio de escolas particulares. O valor corresponde aos pagamentos de outubro, novembro e dezembro do ano passado.

"O MEC informa que foram liberados R$ 119 milhões para regularizar o fluxo de pagamento referente às mensalidades de 2014 para instituições privadas. A liberação dos repasses este ano está dentro do previsto, lembrando que o pagamento de cada parcela pode ser feito em até 45 dias após o vencimento do mês de referência", afirmou o ministério no comunicado.

Segundo reportagem publicada nesta quinta pelo jornal “Folha de S.Paulo”, desde outubro o governo federal havia deixado de pagar as aulas dadas em 500 escolas que participam do programa. Uma das principais bandeiras da presidente Dilma Rousseff na eleição do ano passado, o Pronatec é um programa voltado para a capacitação profissional técnica de jovens e adultos.

A assessoria do MEC ressaltou que o pagamento dos professores é feito por meio de repasse da União para o Fundo Nacional de Educação (FNDE). Posteriormente, os recursos são liberados para as instituições de ensino de acordo com o número de alunos matriculados. Cada escola fica responsável por fazer o pagamento aos professores que atuam na iniciativa federal. O ministério destacou que o pagamento de cada parcela pode ser feito em até 45 dias após o vencimento do mês de referência.

Criado em 2011, o programa já alcançou 8 milhões de matrículas. No ano passado, Dilma lançou a segunda etapa do Pronatec, com a meta de alcançar mais 12 milhões de matrículas.

Na nota divulgada nesta quinta, o ministério destacou que as instituições privadas representam cerca de 7% das matrículas totais do programa. Segundo a pasta, em 2014, foram feitas cerca de 440 mil matrículas em escolas particulares, além das 150 mil iniciadas em 2013.

“Em 2014, foram repassados cerca de R$ 640 milhões a instituições privadas [por meio do Pronatec]. Atualmente, não há previsão de alteração na forma de repasse, considerando que a introdução da confirmação de frequência pelo estudante foi uma inovação que tornou o processo mais transparente e seguro”, informou o Ministério da Educação.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Ministério da Educação:

O MEC informa que foram liberados R$ 119 milhões para regularizar o fluxo de pagamento referente às mensalidades de 2014 para instituições privadas. A liberação dos repasses este ano está dentro do previsto, lembrando que o pagamento de cada parcela pode ser feito em até 45 dias após o vencimento do mês de referência.

As instituições privadas participam da iniciativa Bolsa-Formação do Pronatec, na oferta de cursos técnicos subsequentes por meio do Sisutec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. O MEC esclarece que as instituições privadas representam cerca de 7% das matrículas totais do Pronatec. Por meio dessa ação, foram realizadas cerca de 440 mil matrículas em 2014, além das cerca de 150 mil iniciadas em 2013.

O pagamento dos valores é realizado em parcelas, a partir do registro de frequência do beneficiário no SISTEC pela instituição, bem como da confirmação pelo próprio aluno, com senha pessoal e intransferível. Em 2014, foram repassados cerca de R$ 640 milhões a instituições privadas. 

Atualmente, não há previsão de alteração na forma de repasse, considerando que a introdução da confirmação de frequência pelo estudante foi uma inovação que tornou o processo mais transparente e seguro.

Fonte: Filipe Matoso Do G1, em Brasília

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Gato vira hit na web após ser filmado com preguiça até para beber água



Um gato virou hit na web após ser filmado com preguiça até para beber água. Na gravação, o felino aparece deitado perto de sua tigela, mas, em vez de se levantar para matar a sede, ele usa a pata para levar água até a boca. Publicado no dia 3 de fevereiro no YouTube, o vídeo alcançou mais de 285 mil visualizações. Assista ao vídeo.

Fato virou hit na web após ser filmado com preguiça até para beber água (Foto: Reprodução/YouTube/Awwtastic)Gato virou hit na web após ser filmado com preguiça até para beber água (Foto: Reprodução/YouTube/Awwtastic)

Do G1, em São Paulo

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

De puxa-saco a falastrão, veja 10 tipos de colegas de trabalho 'sem noção'


Pâmela Kometani 
Do G1, em São Paulo

Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é essencial para que o profissional consiga desempenhar suas atividades do dia a dia e manter um clima agradável na empresa. Mas e quando o colega é tão "sem noção" a ponto de falar alto, contar tudo o que acontece na sua vida (para todos ouvirem) e puxar o saco do chefe? Como conviver com um ou vários profissionais com essas características?

"A gestão do clima é realizada pelo tripé liderança/RH/equipes. Portanto, o comportamento das pessoas impacta significativamente no clima de uma determinada área. E diversos estudos mostram que o ambiente mais crítico e negativo prejudica a produtividade individual e coletiva do time. Dados do Hay Group demonstram que o clima impacta em até 30% o resultado de negócio da área", afirma Rodrigo Magalhães, gerente do Hay Group, consultoria global de gestão de negócios.

"Pessoas desagradáveis prejudicam bastante o ambiente de trabalho e diminuem a produtividade. A gravidade do quadro tem relação com o percentual de pessoas que compõem a equipe de trabalho", ressalta o consultor de gestão de pessoas Eduardo Ferraz.

O G1 ouviu especialistas em carreira e de recursos humanos e listou 10 tipos de colegas "sem noção", que podem atrapalhar o trabalho. Os consultores também indicaram como os profissionais podem lidar com essas situações. Veja abaixo:

Colegas sem noção - fala alto (Foto: Arte/G1)
1) Fala alto e conta todas as histórias da sua vida

Segundo Fátima Nogueira, diretora de RH e coach corporativa da Mira, algumas pessoas são carentes e precisam de atenção. "Elas querem compartilhar o seu dia a dia e isso faz com que tenham que falar alto e o tempo todo para que todos os presentes sejam envolvidos, compartilhando seus problemas pessoais, desafetos, alegrias ou momentos de felicidade."

Eduardo Ferraz ressalta que ninguém precisa saber detalhes da vida particular de colegas que não sejam íntimos. "Falar alto atrapalha muito a concentração de quem não está envolvido na conversa".



Colegas sem noção - puxa-saco (Foto: Arte/G1)
 
2) Puxa-saco

"Excesso de polidez ou de elogios exagerados tiram a credibilidade de qualquer um", afirma Ferraz.
Segundo Fátima, o puxa-saco pode até ser um bom funcionário, mas o problema é que ele emprega seus talentos da maneira errada. "Ele se concentra no chefe e não naquilo que a equipe e a organização esperam de um bom profissional", diz.

Além de prejudicar o clima organizacional, esse tipo de colaborador pode gerar desmotivação, intrigas e até o pedido de demissão de colegas que não aguentam esse comportamento.


Colegas sem noção - não respeita limite de espaço (Foto: Arte/G1)
 
3) Não respeita o limite de espaço

De acordo com Ferraz, o bom senso é a palavra-chave neste tipo de situação. "É preciso saber respeitar limites, não invadindo o espaço físico do outro, evitando dar conselhos não solicitados e não fazendo perguntas constrangedoras", afirma.







Colegas sem noção - brincalhão incontrolável (Foto: Arte/G1)
 
4) Brincalhão incontrolável

"No ambiente de trabalho, como tudo na vida, o excesso estraga. E quando a pessoa não 'se toca' acaba exagerando com algumas brincadeiras, que podem evoluir até chegar ao ponto do 'sem noção'. O bom senso conta muito", diz Fátima.

Ferraz também acredita que o excesso pode atrapalhar. "É bom ter alguém para descontrair um pouco o ambiente de trabalho, mas sem exageros."





Colegas sem noção - sabe tudo (Foto: Arte/G1)
 

5) Sabe tudo e conhece tudo

As pessoas possuem experiências e conhecimentos diferentes, mas mesmo assim o profissional precisa falar para todos tudo o que já vivenciou ou que sabe fazer. "Dê conselhos apenas quando pedirem", diz Ferraz.

Fátima lembra que a percepção que a empresa tem sobre o funcionário pode fazer diferença na carreira. "Trabalhar com entusiasmo e saber compartilhar suas experiências e seus conhecimentos lhe dará mais credibilidade e respeito junto aos seus colegas de trabalho."




Colegas sem noção - fofoqueiro (Foto: Arte/G1)
 
6) Fofoqueiro

De acordo com Fátima, a fofoca é uma situação embaraçosa da qual ninguém, ou quase ninguém, consegue ficar imune. "Infelizmente é comum ter muitas fofocas no ambiente de trabalho e quanto maior a quantidade de funcionários, pior é", afirma.

Segundo ela, a falta de liderança é um dos principais fatores para que essa situação aconteça e, com isso, as conversas paralelas podem afetar negativamente o trabalho da equipe.





Colegas sem noção - reclamão (Foto: Arte/G1)
 
7) 'Reclamão'

"Pessoas pessimistas sugam a energia de qualquer um. Ouvir um desabafo de vez em quando faz parte do jogo, mas todos os dias ninguém aguenta", ressalta Ferraz.

Fátima lembra que quem está desmotivado não coopera com os outros e pode gerar uma cultura de desagregação. "O clima negativo atrapalha qualquer profissional, mesmo para aqueles que estão empenhados. Além disso, o hábito contagia", diz.





Colegas sem noção - carreirista (Foto: Arte/G1)
 
8) Carreirista

As disputas e a competição são ingredientes que estão presentes no universo de trabalho, mas não podem ultrapassar os limites éticos, segundo Fátima. “Para manter um bom relacionamento com as pessoas é essencial manter a qualidade de vida e gerar clima amistoso”, ressalta.

Já Ferraz indica que o profissional se afaste do carreirista. "É bom manter distância de pessoas que o usarão como 'escada' para subir na carreira."





Colegas sem noção - só conversa e não trabalha (Foto: Arte/G1)
 
9) Só conversa e não trabalha

Conversas e troca de ideias são comuns no ambiente de trabalho, mas não existe justificativa para deixar as obrigações de lado para apenas conversar. "Colegas que falam o tempo todo no local de trabalho acabam prejudicando todo ambiente, gerando tensão e desconforto para quem precisa se concentrar", diz Fátima.

Para evitar essa situação, Ferraz sugere que os colegas não fiquem sempre "disponíveis" para esse profissional. "Esse é um tipo muito comum, mas o mais fácil de ser neutralizado. Diga que está ocupado e o ignore.”



Colegas sem noção - finge que é bonzinho (Foto: Arte/G1)
 
10) Finge que é bonzinho

Infelizmente ainda é comum encontrar profissionais que querem "puxar o tapete" dos colegas para conseguir melhores resultados na carreira. Esse tipo se finge de bonzinho para aprontar nas costas dos outros. "Geralmente é aquela que está o tempo todo sorrindo, chama de amiga e te trata como a pessoa mais querida do mundo. Eles passam tanto tempo preocupados com o trabalho dos outros que nunca têm tempo para fazer o seu", ressalta Fátima.

"Esse é, provavelmente, o tipo mais perigoso. Nunca abra o jogo com ele e mantenha um relacionamento distante", afirma Ferraz.



É possível resolver?

E no dia a dia, como o profissional deve lidar com o colega "sem noção"? Segundo Ferraz, uma das opções é manter distância, mas ele também indica uma conversa franca. "Vale a pena chamar para um conversa e dizer que tem uma crítica construtiva a fazer. Se ainda assim não funcionar vale a pena procurar um nível hierárquico acima", afirma.

Segundo Rodrigo Magalhães, gerente do Hay Group, o líder deve entender as causas desse tipo de comportamento para buscar soluções. "Em geral, as pessoas reagem a fatos e percepções. Essa reação gera comportamentos que prejudicam ou fortalecem o clima de uma área ou de uma empresa."

"O ambiente de trabalho deve ser tranquilo, na medida do possível", lembra Fátima. Segundo ela, a empresa deve favorecer o bom desempenho e boa execução das atividades, evitando os estresses provocados por atitudes de funcionários.

Prefeitura avança no processo de prolongamento da avenida Piauí


Reconhecida por sua relevância para o município em futuros e essenciais serviços públicos de transportes e saneamento, a obra de prolongamento da Avenida Piauí avança mais uma etapa. A Prefeitura Municipal de Timon, obedecendo a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, do Código Florestal Brasileiro, que prevê a possibilidade de intervenção ou supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente – APP, passa a cumprir mais uma exigência dos órgãos federais, ficando cada vez mais próxima do início das obras.

Para que a obra possa ser iniciada, a Prefeitura de Timon deve estar adequada a algumas normas de determinados órgãos do Governo Federal, e assim vem cumprindo as exigências legais. Tudo para que, depois de iniciada e finalizada, a Avenida atenda e preencha as necessidades da população sem criar impactos negativos para a sociedade e meio ambiente. Dentre essas normas, está a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, nº 369, de 28 de março de 2006, que classifica como de utilidade pública as obras essenciais de infraestrutura destinadas aos serviços públicos de transporte, saneamento e energia. É o caso do projeto de continuidade da Avenida Piauí.

Com o prolongamento, a avenida ganhará mais 4 km, trecho que compreende a partir da ponte da Amizade até as imediações do bairro Parque Alvorada. Essa obra vai ser viabilizada por meio de uma permuta entre o poder público e o setor empresarial, uma parceria público-privada.

“É intensão do Prefeito Luciano Leitoa, desde que assumiu a gestão, desafogar o tráfego na Avenida Presidente Médici. Com a construção desse prolongamento da Avenida Piauí, a Prefeitura passa a garantir um novo corredor de tráfego para a população. É importante falar que não haverá desapropriações”, comentou o secretário municipal de Governo, João Batista.


Importante


A Prefeitura de Timon vem trabalhando para executar essa pavimentação, no entanto, o alto índice de endividamento encontrado em janeiro de 2013 impossibilitou que importantes empréstimos fossem autorizados pela Caixa Econômica Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. O endividamento inviabilizou a Prefeitura de receber um empréstimo de mais de R$ 22 milhões, recursos que seriam aplicados em obras de mobilidade urbana, nas quais a Avenida Piauí estava incluída.
(As informações são da assessoria da prefeitura)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

'Noites são agitadas', diz idosa de 90 anos sobre lua de mel após casório


Caio Gomes Silveira
Do G1 Itapetininga e Região 

Maria e Davi sorriem quando falam sobre a 'apimentada lua de mel' (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Maria e Davi sorriem quando falam sobre a 'apimentada lua de mel' (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

A aposentada Maria Bittencourt, de 90 anos, esperou por 70 anos para que, enfim, trocasse alianças com o “noivo” Davi Bitencourt, de 103 anos. Depois de 15 dias casados, o casal celebra a lua de mel. Em entrevista ao G1, eles afirmam que a rotina é a mesma, mas que o amor só aumentou desde então.
 “As noites são todas agitadas”, brinca Maria.

Sempre juntos, casal caminhas pelas ruas de Tatuí (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)
Sempre juntos, casal caminha pelas ruas de Tatuí
após casamento (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

A, agora esposa, fala com seriedade sobre o motivo de permanecerem juntos por tantas décadas. Segundo ela, é necessário perdoar e ter cumplicidade. “Acho que o casal deve ter os mesmos planos em mente. Querer o que o outro quer. Agir com respeito, como gostaria de ser tratado. E perdoar,
pois todos erram”, disse.

Davi concorda com a mulher, mas discorda também. Após tantos anos juntos, eles possuem concepções diferentes sobre os assuntos, mas deixam claro que, não importa como, a opinião do outro deve ser respeitada. “Por exemplo, ela acha que a juventude de hoje ‘está perdida’, já eu acho que os jovens de agora são sábios. Mas mesmo tendo nossas briguinhas, o amor vem em primeiro lugar”, contou Davi.

Início do namoro
Foi durante a juventude que eles se conheceram. Ela tinha 20, ele 33. Eram colegas de trabalho, conversavam por telefone, mas nunca tinham se visto. Ele havia ficado viúvo alguns anos antes e ela ainda não pensava em namorar. Mas bastou se olharem para nunca mais se separarem.

Foi um encantamento: ele é inteligente, sabe falar seis línguas, além de ser lindo. Um partidão"
Maria Bittencourt, 90 anos,sobre quando conheceu Davi

“Trabalhava em uma empresa e ligava para ele diariamente passando a cotação do algodão, pois ele era o presidente do sindicato da categoria. Só depois de três anos que nos conhecemos pessoalmente.

E foi um encantamento: ele é inteligente, sabe falar seis línguas, entre elas latim, hebraico e japonês, além dele ser lindo. Pode ver que ele não aparenta ter mais de 100 anos. Tinha um monte de mulher no pé dele, ele era um partidão”, relembra.

O casal morava em São Paulo e há dez mora em Tatuí. Eles têm um filho que hoje está com 58 anos, mas que não mora na cidade. Mesmo com a idade avançada, eles não possuem problemas sérios de saúde e são lúcidos. De mãos dadas, pegam ônibus, andam pelo Centro, vão ao banco, entre outras atividades.

A disposição é exemplo para a amiga e vizinha Ana Alice Soares, que cuida do casal todos os dias. Ela foi a responsável por reunir os documentos para que o casamento fosse realizado. Demoraram dois anos para juntar tudo. “Faço o que posso com o maior prazer. A Maria é uma irmã mais velha para mim. O sonho do filho era pegar a certidão de casamento deles. Quando soube, falei que iria fazer isso por eles”, diz a amiga.

Porém, o desejo de Maria é que a história do casal inspire também outras pessoas. Que o exemplo deixado por ela e Davi seja lembrado. “Só o amor constrói, une. A raiva e o orgulho separam. Se houvesse mais amor entre as pessoas, o mundo seria um lugar melhor.

Maria e Davi: 70 anos de união e felicidade (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Maria e Davi: 70 anos de união posam para foto em Tatuí (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)
Após conversarem com o G1, os recém-casados voltaram para casa (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Após conversa com o G1, os recém-casados voltaram para casa (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Se insistir no erro, Dilma pavimentará saída do PT do poder





dilma

Blog do Kennedy

Se insistir nos erros políticos e econômicas, a presidente Dilma Rousseff deverá ter um segundo mandato pior do que o primeiro. Também pavimentará a eventual saída do PT do poder na eleição presidente de 2018.

Apontada pelo Datafolha no final de semana, a queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff já era esperada. Motivos: medidas como o ajuste fiscal e o reajuste de tarifas controladas pelo poder público. Com a Operação Lava Jato, pesou também uma agenda negativa que foge ao controle do governo.

No entanto, erros da presidente acentuaram a queda. O governo conseguiu piorar o que já seria ruim. Dilma demorou a anunciar medidas do ajuste fiscal. Na sequência do anúncio, a equipe se retraiu, e Dilma não explicou aos eleitores por que tais medidas, que contrariavam o discurso de campanha, seriam necessárias.

Após a posse, só fez novo discurso na reunião ministerial, quase um mês depois. É muito tempo de silêncio. Um presidente tem de liderar, explicar as razões de medidas duras. Isso passa por uma relação frequente e transparente com a imprensa e por discursos mais frequentes. O ex-presidente Lula, nas crise de 2008/2009 e do mensalão, fazia praticamente um discurso por dia e dava mais entrevistas do que Dilma.

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana, a popularidade da presidente despencou de dezembro para cá. O índice de ótimo/bom caiu de 42% para 23%. A taxa de ruim/péssimo subiu de 24% para 44%. E aumentou o pessimismo em relação à economia.

A presidente escuta pouco, decide sozinha e não quer enfrentar a realidade. Errou ao tentar isolar o PMDB e perdeu a eleição para a presidência da Câmara. Errou ao indicar para a Petrobras alguém que, na largada, trouxe expectativas negativas e não positivas para o futuro da empresa.

A ideia de isolar o PMDB é de uma ingenuidade que um presidente da República não pode ter. Na Petrobras, perdeu uma oportunidade de começar a recuperar a empresa. Agora, fragilizada, tem de aprovar medidas impopulares no Congresso. Um presidente fraco fica mais sujeito a chantagens. Talvez tenha de fazer mais concessões para aprovar as medidas do ajuste.

Dilma precisa resolver um problema de cada vez. Fechar um acordo definitivo com o PMDB. Fazer o debate político em defesa das medidas que considera necessárias. Em algum momento, corrigir o erro que cometeu na demissão de Graça Foster da Petrobras. Precisa ampliar sua interlocução política e empresarial. Ouvir mais, como prometeu que faria depois da eleição e não cumpriu.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Brasil tem sete entre 500 maiores empresas do mundo, aponta 'Fortune'

Do G1, em São Paulo

Sete das 500 maiores empresas do mundo são brasileiras, segundo ranking da revista “Fortune”. A Petrobras é a primeira entre as brasileiras, na 28ª posição, com faturamento de US$ 86 bilhões. A empresa, no entanto, aparece três posições abaixo do ranking de 2013, quando era a 25ª da lista.

Depois de perder o posto no ano passado, o Wal-Mart retomou a liderança do ranking, com faturamento de US$ 476 bilhões, desbancando a petroleira Royal Dutch Shell, que caiu à segunda posição após uma queda de 4,6% nas vendas.

Entre as dez maiores empresas da lista feita pela "Fortune", cinco são petroleiras. Além da Shell, aparecem ainda as chinesas Sinopec (3º) e China National Petroleum (4º), Exxon Mobil (5º) e British Petroleum (6º). Completam as "top ten" a empresa chinesa de energia State Grid (7º), as montadoras Volkswagen (8º) e Toyota Motor (9º) e a mineradora suíça Glencore (10º).
No Brasil
No segundo lugar entre as nacionais está o Banco do Brasil, em 125ª na lista geral. Outros dois bancos aparecem na sequência: Itaú Unibanco (138º) e Bradesco (203º). Vale (218º), JBS (251º) e Ultrapar (430º) completam a relação de empresas brasileiras no ranking das 500 maiores.

Em 2013, a lista tinha oito empresas brasileiras. O Grupo Pão de Açúcar, que aparecia em 449º lugar, não foi citado neste ano.

Várias empresas perderam posições em relação ao ano anterior: em 2013, o BB era 116º na lista; Bradesco, 168º; Vale, 210º; e Ultrapar, 420º. O JBS permaneceu na mesma posição. O Itaú, por sua vez, não estava no ranking, mas sua controladora, Itaúsa, aparecia em 366º lugar.

O tesoureiro discreto que expõe o PT no escândalo da Petrobras

El País
Vaccari deixa sede da PF em São Paulo após depoimento. 
  © Fornecido por El País Vaccari deixa sede da PF em São Paulo
 após depoimento. 
 
  João Vaccari Neto, tesoureiro nacional do PT, está em todas as apostas do “Petrolão” desde que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, (detido em março do ano passado), chegou a um acordo de colaboração com o juiz Sergio Moro e revelou que o ex-bancário era o suposto intermediário entre a rede corrupta instalada na petroleira e o Partido dos Trabalhadores (PT). “Operador do PT na trama” – foi a forma como se referiu a Vaccari o doleiro Alberto Youssef, personagem central do caso. Segundo eles, Vaccari recebia pessoalmente subornos das grandes construtoras em troca de obter contratos com a Petrobras.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

País terá nove feriados nacionais em 2015

Dos nove dias de feriados nacionais definidos hoje (4), pelo Ministério do Planejamento para 2015, três serão em sextas-feiras – 3 de abril, 1º de maio e 25 de dezembro –, três, em segundas-feiras (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro), um, na terça-feira (21 de abril) e um, em um domingo – 15 de novembro. O primeiro feriado do ano, no dia 1º de janeiro, caiu numa quinta-feira.

Conforme portaria publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União, serão considerados pontos facultativos outros sete dias: 16, 17 e 18 de fevereiro (carnaval) – sendo que na Quarta-feira de Cinzas o ponto facultativo vai até as 14h –; 4 de junho, Corpus Christi; 30 de outubro, Dia do Servidor Público; 24 de dezembro, véspera de Natal (ponto facultativo após as 14h), e 31 de dezembro, véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após as 14h).

As datas, de acordo com o Ministério do Planejamento, deverão ser respeitadas por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

Os órgãos públicos federais terão de respeitar os dias de feriados municipais nas cidades onde houve repartição em funcionamento. Em relação aos dias considerados de guarda dos credos e das religiões, que não foram considerados feriados nacionais nem ponto facultativo, os funcionários públicos poderão fazer a compensação do dia de folga desde que previamente autorizada pelo responsável pela unidade administrativa.

A portaria do Ministério do Planejamento proíbe que os órgãos públicos federais antecipem ou posterguem dias de ponto facultativo.

Fonte: Jornal Pqueno

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bolsa recorde torna Spider lutador mais bem pago da história do UFC


Por
Anderson Silva pode anexar mais um recorde do UFC ao seu currículo: o de lutador mais bem pago da história da organização. A bolsa inédita de US$ 800 mil (cerca de R$ 2,1 milhão) recebida pela vitória sobre Nick Diaz no último sábado, no UFC 183, em Las Vegas, elevou o total arrecadado pelo brasileiro em lutas pelo UFC a US$ 5,097 milhões (R$ 13,7 milhões), maior marca entre lutadores do Ultimate em todos os tempos, superando o inglês Michael Bisping, que arrecadou US$ 4,81 milhões (R$ 12,9 milhões) na sua carreira. Os números são do site "MMA Manifesto" e incluem valores oficiais e estimados das bolsas de cada lutador, além de bônus de performance divulgados oficialmente pelo UFC.

Anderson Silva, UFC 183 (Foto: Instagram)Anderson Silva com o agente Ed Soares (esq.) e o treinador de boxe Luiz Dórea (dir.), antes do UFC 183 (Foto: Instagram)
 
O recorde pode não durar muito tempo nas mãos de Anderson, já que Bisping tem luta marcada contra CB Dollaway em abril, em Montreal, no UFC 186; caso o "Conde" vença, deve receber US$ 425 mil (aproximadamente R$ 1,15 milhão), mesmo valor que coletou ao bater Cung Le em agosto passado. Será a 22ª luta de Bisping pelo Ultimate, enquanto Anderson Silva fez 19 apresentações dentro do octógono.

De qualquer forma, os US$ 800 mil recebidos por Anderson pela vitória sobre Diaz já são uma bolsa recorde no UFC. Antes disso, o maior valor recebido por um lutador da organização para se apresentar foi US$ 600 mil (R$ 1,6 milhão), para o próprio Spider, nas duas lutas contra Chris Weidman. O salário do último fim de semana foi "engordado" pelo bônus de vitória de US$ 200 mil (R$ 540,8 mil).

Atrás de Anderson Silva, os lutadores atualmente em atividade com maior bolsa no UFC são Jon Jones, campeão dos pesos-meio-pesados, que recebeu US$ 500 mil (R$ 1,35 milhão) em sua última luta, a vitória sobre Daniel Cormier no UFC 182, em 3 de janeiro, e Nick Diaz, que recebeu o mesmo valor para enfrentar o Spider. Quarto lutador com maior total arrecadado na carreira no UFC, o ex-campeão meio-pesado Chuck Liddell foi o único outro atleta a receber bolsa de US$ 500 mil da organização, em suas seis últimas lutas antes de se aposentar, em 2010.

Confira o ranking dos 10 lutadores mais bem pagos da história do UFC. Os valores não incluem lucros por participação na venda de pay per view e outros "bônus de vestiário" que a organização paga a seus atletas, mas não divulga números oficiais:

1. Anderson Silva - US$ 5,097 milhões (R$ 13,7 milhões)
2. Michael Bisping - US$ 4,81 milhões (R$ 12,9 milhões)
3. Georges St. Pierre - US$ 4,457 milhões (R$ 12,1 milhões)
4. Chuck Liddell - US$ 4,38 milhões (R$ 11,8 milhões)
5. Tito Ortiz - US$ 4,135 milhões (R$ 11,2 milhões)
6. Rashad Evans - US$ 3,778 milhões (R$ 10,2 milhões)
7. Jon Jones - US$ 3,65 milhões (R$ 9,9 milhões)
8. Lyoto Machida - US$ 3,475 milhões (R$ 9,4 milhões)
9. Quinton "Rampage" Jackson - US$ 3,24 milhões (R$ 8,7 milhões)
10. Rodrigo "Minotauro" Nogueira - US$ 3,14 milhões (R$ 8,5 milhões)

Consumidor deve contribuir com R$ 23,21 bi para fundo do setor elétrico


Fábio Amato 
Do G1, em Brasília
 
Os consumidores podem ter que arcar, este ano, com R$ 23,21 bilhões nas contas de luz. O valor foi proposto nesta terça-feira (3) pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Tiago Correia, relator do processo que trata do repasse, para as contas de luz, dos gastos com ações ligadas ao fundo CDE, do governo federal.

Correia prevê que, para os consumidores do Sudeste, Centro-Oeste e Sul a despesa vai gerar um impacto de 19,97% nas contas de luz em 2015. Para os consumidores do Norte e Nordeste, a alta deve ser menor, de 3,89%. Essa diferença acontece porque, no rateio da CDE, os primeiros pagam 80% dos custos. Os outros 20% ficam com clientes do Norte e Nordeste.

Entenda o que está fazendo a conta de luz subir

Os R$ 23,21 bilhões, portanto, são o total estimado para o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) neste ano. Com os recursos, o governo pretende bancar programas como o Luz para Todos, o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda, parte do combustível usado para abastecer termelétricas na região Norte do país, além de pagamento de indenizações a empresas do setor.

A proposta de Correia deve ser votada ainda na manhã desta terça (3) pela diretoria da Aneel. Ela precisa ser aprovada para que a conta seja repassada às contas de luz.

Socorro do governo
No início de janeiro, o governo anunciou que suspenderia uma ajuda de R$ 9 bilhões, prevista no Orçamento de 2015, para a CDE. Com isso, todos os gastos previstos para o fundo neste ano serão bancados pelos consumidores.

Em anos anteriores, quando houve necessidade de repassar às contas de luz parte da conta da CDE, ela era bancada, no primeiro momento, pelas distribuidoras, que depois eram compensadas nos reajustes, que ocorrem uma vez por ano.

Dessa vez, porém, será feita uma revisão extraordinária das tarifas, para que o valor comece a ser arrecadado imediatamente. Ou seja, além do reajuste normal, haverá um aumento extra nas contas de luz. Isso está sendo feito porque as distribuidoras alegam não ter recursos para cobrir uma conta tão alta.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Britânica pode ser a primeira a dar à luz em Marte



102_304-blog-maggie-mars
Uma britânica de 24 anos poderá ser uma das primeiras pessoas a ser enviada a Marte, considerando que os planos de colonização do planeta funcionem. Maggie Lieu saberá no mês que vem se foi selecionada para o projeto “Mars One”, orçado em cerca de R$ 16 bilhões. Aproximadamente 200 mil candidatos se escreveram para a missão, mas apenas 40 serão escolhidos para a próxima fase.

Segundo o Coventry Telegraph, Maggie decidiu que se for escolhida terá um bebê no planeta vermelho. “Isso seria desafiador, ninguém ainda fez qualquer pesquisa sobre dar à luz em ambiente com baixa gravidade”, disse a inglesa, que faz doutorado em astrofísica na Birmingham University (Inglaterra)

JP Tabloide