quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cárie da mamadeira: descubra como manter seu filho longe dela



Cárie da mamadeira: descubra como manter seu filho longe dela - 1 (© Características mais comuns são cáries na arcada superior e dentes inferiores saudáveis)


O uso da mamadeira, visto pelas mães como aliado para a alimentação do filho após o período da amamentação, pode afetar o desenvolvimento odontológico das crianças para sempre. Por isso, é preciso atenção quando os dentes de leite dos bebês começam a apresentar cáries por conta do hábito. A “cárie da mamadeira”, como é apelidada, decorre da presença contínua e frequente de líquidos açucarados entre os lábios e os dentes dos pequenos, somada à higiene inadequada.

De acordo com Daniela Lemos Carcereri, odontopediatra e professora do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as características da cárie pelo uso da mamadeira são dentes superiores acometidos pela doença e inferiores saudáveis. A explicação é de que a língua protege apenas os últimos do acúmulo durante a alimentação.

“O ambiente propício ao acúmulo de bactérias, o uso em intervalos de quatro em quatro horas e a ausência de limpeza causam destruição rápida e severa dos dentes superiores”, relata Daniela. Por se tratarem de dentes de leite, que se formam rápido e têm espessura, dentina e esmalte mais delicados, o problema se torna ainda mais perigoso. Veja, a seguir, dicas para prevenir a cárie da mamadeira.

Por Redação, http:/br.msn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário