Assaltos e roubos a bancos e caixas eletrônicos têm sido frequentes em algumas regiões do país. Nos últimos dias, algumas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso sofreram ações de criminosos em tentativas de assaltos aos consumidores na saída de caixas eletrônicos, e explosões em agências bancárias.

O especialista e gerente de projetos de segurança, Samuel Washington, do GRUPO GR, selecionou algumas dicas de prevenção a esse tipo de ação em estabelecimentos bancários.

DICAS DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO
NO BANCO

– Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

– Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi.

– Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie.

– Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis
.
Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa).

– Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém “interessado” em você.

– Procure não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques.
– Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças.

– Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco.

– Desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.

– Após a saída do banco, procure ser discreto.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS

– Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético.

– Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.

– Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

– Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.

– Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo. – Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.

– Evite fazer saques à noite.

– Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico.

 – Mntenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

– Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.

IMPORTANTE: COMO FUNCIONA A MAIORIA DOS ROUBOS E FURTOS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS

- Preparativos do Furto/Roubo

No primeiro momento, aparentemente, um indivíduo está simplesmente realizando uma transação em um caixa eletrônico.

- Colocação de dispositivo ilegal

Na realidade, o meliante está colocando um tipo de dispositivo flexível dentro do caixa eletrônico, para “capturar” o cartão magnético do próximo usuário da máquina.

- O plano é executado em equipe

Alterar um caixa eletrônico é uma atividade arriscada: estes indivíduos sempre estão acompanhados de comparsas, para serem avisados da aproximação das possíveis vítimas em potencial ou da polícia.

- A vítima

Quando o cliente for usar o caixa, seu cartão será retido e a transação impedida.

- A captura do cartão

O cartão foi capturado, o cliente está confuso e tentando entender o que aconteceu. Aí entra em cena o fraudador, oferecendo-se para ajudar.

- A “ajuda” e obtendo a senha do cartão

O fraudador, que se demonstra solicito em ajudar e prestar assistência, aproveita a oportunidade para induzir o cliente a digitar novamente sua senha. Ele convence a vítima (cliente) de que poderá recuperar seu cartão, se ele teclar seu número de senha. O que é mentira, pois nesse momento o fraudador memoriza os números teclados pela vítima.

- A desistência

Depois de várias tentativas, o cliente se convence que o cartão foi capturado pelo caixa eletrônico. E junto com o fraudador deixa a cabine.

- “Recuperando” o cartão

Após identificar que o cliente foi embora, o fraudador ou o seu comparsa regressa para sacar o cartão que foi capturado com seu dispositivo, colocado anteriormente. Agora ele tem o cartão e também a senha da vítima.

- O prejuízo

Em posse do cartão e da senha, o fraudador saca o dinheiro do caixa eletrônico.

- O dispositivo

É feito de papel de radiografia (raio-X), possui uma coloração escura e se parece com o mesmo material utilizado onde se introduz o cartão nos caixas eletrônicos, por isso não desperta suspeita nos usuários.

- Funcionalidade do dispositivo

O dispositivo é colocado na abertura onde se introduz o cartão magnético, deixando para fora uma pequena ponta para que ele fique preso e não seja totalmente engolido pela máquina.

- Recuperando o dispositivo

Uma vez que o cliente foi embora, o fraudador poderá despregar as pontas do dispositivo inserido na máquina e retirar o cartão da vítima.

- Recomendação importante Uma vez que o cliente tenha seu cartão retido na máquina, ele deverá observar no caixa eletrônico se existe algo introduzido no local onde se coloca o cartão magnético – se tiver, retire e recupere seu cartão, comunicando imediatamente o banco.