sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Roubar dinheiro público compensa?

É tão insignificante a punição aplicada em quem subtrai o dinheiro público, que alguns políticos e administradores infames que administram os impostos assaltados da população não hesitam em meter a mão nesse dinheiro, que em qualquer país do mundo é revertido em prol da melhoria dessa mesma população.

Quem já roubou dinheiro público nesse país que teve de devolver aos cofres do Governo? Em raríssimos casos alguém já teve suas contas bloqueadas e somente nesses casos, sim, o dinheiro retornou, mas, quase na sua totalidade o que acontece é a perda do cargo, se tiver mandato eletivo, tem os direitos cassados por três, quatro ou seis anos, não devolve nada e depois desse período, volta a se candidatar, gastando aqueles milhões que não são deles, o povo tem memória curta, volta a elegê-lo e ele pratica tudo de novo. Compensa ou não compensa?

A justiça pra justificar que faz alguma coisa, de vez em quando condena Prefeitos a devolver dinheiro de uma obra que foi concluída, o que acontece, e às vezes isso é comum, é falta de documentos ou simplesmente um parecer técnico.

Quero me ater aqui aos Ministros, que só esse ano foi sete que desviaram dinheiro público, não executaram nada, não são condenados a devolver nada, apenas se demitem. Bom isso, não é mesmo?
 Longe de mim, querer generalizar e ridicularizar toda a classe política, não seria tão injusto assim, existem Políticos e administradores públicos sérios em nossos pais e em especial no nosso estado do Maranhão, mas, são tão poucos que poderia até nominá-los.

Eu enquanto povo acredita que esse quadro pode mudar basta que acordemos e saibamos que somos partícipes disso. Está na Constituição, (todo poder emana do povo e por ele será exercido). Votar errado uma vez é compreensível, permanecer votando errado, é burrice. Tudo pode mudar com o nosso voto e tão somente com ele.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Opinião | 3ª via Política em Timon

Será que alguém de sadia consciência poderia acreditar neste factóide? Qual o político em nossa cidade ariscaria trilhar nesse caminho? Com que ideologia? O Alexandre Almeida que foi Vereador, salvo engano pelo PSDC, depois PV, se elegeu deputado Estadual pelo PT do B e agora está no PSD, ou o Jeconias, que nasceu no PDT depois trilhou no PRP, voltou para o PDT e está agora no PSD?

Todas essas mudanças partidárias são jogos de interesses estritamente pessoais e o que importa para esses políticos é o poder pelo poder. No que se sabe Timon terá duas candidaturas a Prefeito em 2012: Luciano Leitoa, juntamente com mais alguns partidos declaradamente de oposição, contrários a esse lamaçal de corrupção, e os outros jutos comandados pela Prefeita e o Deputado Sétimo, todos unidos com um único objetivo: garantir o PODER.

Por um momento acreditei que o Senhor Vice-Prefeito Edvar de Jesus Ribeiro pudesse arriscar na criação desta tão esperada 3ª Via em Timon, tem base política para tanto, porém, preferiu, na sua concepção, um caminho mais curto para se tornar prefeito dessa cidade e acabou cometendo suicídio em sua carreira política.

Será que passa pela cabeça de alguém ou do próprio Edvar Ribeiro ser ele o pré-candidato preferido da Prefeita? Foi atraído e será traído.

Quem viver verá.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O mais novo olhar crítico: Blog do Aluebe


Sempre atento aos acontecimentos em nosso país, para não dizer desmandos administrativos, corrupção, enriquecimento ilícito por parte da maioria dos nossos governantes e parlamentares inescrupulosos, agindo sempre às claras, à luz do dia, sem o menor pudor, e aos olhos do poder Judiciário que pouco faz, resolvi criar esse BLOG e soltar a minha 'voz' em forma de repúdio e indignação. 
Posso até passar despercebido por ser apenas um no meio de milhões que assistem tudo e que acham que nada podem fazer para mudar. Engana-se quem pensa assim, nós imbuídos do mesmo pensamento. Podemos mudar esse quadro, vou fazer a minha parte, faça você também a sua, acredite na mudança.
Costuma dizer-se que em time que está ganhando não se meche. Também, concordo. Mas sejamos atentos para tais questionamentos: nosso estado está ganhando? Nosso município está ganhando? Quais foram os avanços significativos conquistados? Temos saúde, educação de qualidade na nossa cidade? Se tiver tudo bem para a coletividade não mudemos, se acharmos que não, não nos escondamos, mostremos nossas caras e nossa voz.
Não podemos nos corromper, pois enquanto existir corruptores, sempre vai existir corrupto se elegendo quantas vezes quiser, usando o nosso próprio dinheiro, que seria para melhorar a nossa qualidade de vida. 
Tenho procurado ao longo dos meus 55 anos, maranhense que sou, quais foram os avanços significativos conquistados no Maranhão, em meio século governado por uma única família. Se alguém souber listá-los, espero que apresente, torne público. Já vi também ao logo desses anos o surgimento de grandes lideranças contrarias a esse lamaçal de corrupção e que fizeram a sua parte no processo de mudança, porém, viram seus sonhos esmagados por poderosos da política que só querem para si a riqueza do nosso Estado e do nosso Município em conluio com pessoas malignas corruptas de outros poderes.                                                                                                                                                                                     
Existem, sim, os que lutam e ainda resistem bravamente na trincheira do bem e eu sou um deles, forte, ano após ano, cheio de idéias e opiniões que hoje resolvi dividir com os que fazem parte da mesma trincheira. E este sou eu, em palavras, ao Blog do Aluebe.
Nos 'vemos' na próxima postagem.