quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Análise das entrevistas de três pre-candidatos a Prefeito de Timon

Em entrevista concedida ao Jornal dos Cocais da Rádio e Portal Timon FM, os três pre-candidatos a Prefeito de Timon em 2012, o atual vice-prefeito Edvar Ribeiro, o deputado estadual Alexandre Almeida e o também deputado estadual Luciano Leitoa, serviu para que o eleitorado timonense tirasse suas primeiras conclusões a respeito da capacidade, a maturidade e o preparo de cada um para governar nossa cidade a partir de 2013.

Na ordem, o primeiro a conceder entrevista foi o vice-prefeito Edvar Ribeiro que não se saiu bem nas respostas dada aos ouvintes do Jornal. Perguntado sobre atrasos de salários do funcionário publico municipal, o mesmo alegou a crise mundial. Indagado por um outro ouvinte,  porque que a referida crise não afetou municípios vizinhos, como Teresina-PI, Matões e Caxias no Maranhão que estão com seus salários em dia inclusive o décimo terceiro, novamente não foi convincente, alegando que são altas as contrapartidas dadas nas obras do PAC do Governo Federal por parte da Prefeitura de Timon esquecendo ele que as mesmas contrapartidas são dadas nas obras Federal dos citados municípios e nem por isso estão com seus salários atrasados. Uma outra pergunta sobre o esgotamento sanitário inacabado e questionado a sua eficácia, a resposta dada ao ouvinte foi que o governo já tinha feito oito mil casas do programa minha casa, minha vida do governo Federal, ou seja, além de não ter respondido coisa com coisa, em nenhum momento teve a humildade ou coragem de admitir erros no governo do qual faz parte.

A situação do Deputado Alexandre almeida foi pior ainda, tenta defender um grupo político que governa o estado do Maranhão a meio século e hoje amarga os piores índices sociais e econômico do país. As piores escolas estão no estado do maranhão, na saúde o maranhense recorre ao vizinho estado do Piaui, segurança precária e quando indagado sobre esses três itens, a resposta foi que o ouvinte não conhece a realidade do estado, ou seja, concorda com as praticas nefasta de governar do seu grupo político.

O Deputado Luciano Leitoa, foi o único na opinião desse blog que demonstrou segurança nas suas respostas, não fugiu do foco das perguntas, admitiu erros na administração do seu pai, ex-prefeito Chico Leitoa sem com tudo também apontar os acertos, que foram muitos, inclusive admitiu acertos também no atual governo, isso prova a sua maturidade, coragem, humildade e a capacidade de fazer justiça.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Boas Festas

Antes de mais nada, nesta época do ano em que a esperança invade nossos corações, gostaria de enviar meus votos de boas festas a todos meus amigos maranhenses e piauienses e aqueles que por ventura acessam esse blog. que o menino Jesus faça nascer novamente no coração de cada um de nós A INOCÊNCIA para sabermos ser transparentes, O CARINHO para cativarmos nossos amigos, O PERDÃO para reconciliarmo-nos no amor, A COMPREENSÃO para sabermos perdoar, A SABEDORIA para respeitarmos os pontos de vista dos outros, A SOLIDARIEDADE para aprendermos juntos a construir caminhos, A FÉ para acreditarmos também nos outros, A PAZ para ajudarmos a construir sempre, A CORAGEM para sabermos retomar nossos sonhos, A VONTADE DE AMAR para sermos felizes!

Que o menino Jesus se sinta acolhido em seu coração e que você, tenha um grande e feliz Natal e um abençoado ano novo. São os votos desse blog que promete voltar em 2012 atualizando sua pagina semanalmente.

Um grande abraço.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Personagem maranhense recebe 'Título de Cidadão Timonense', mas não pode expor

Francisco Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Chico Gordo, maranhense da cidade de São Bernardo do Maranhão, residente em Timon há mais de dez anos, sobrevive com uma renda de um salario e meio do vizinho estado do Piauí, onde presta serviço. Figura bastante conhecida pela sua atuação na politica comunitária e partidária, e prestação de serviços à comunidade, filiado ao PCB, ex-candidato a vereador em 2008 sem exito em sua empreitada.

Chico Gordo recebendo 'Título de Cidadão Timonense' na Câmara Municipal de Timon

Devido a sua notável atuação na comunidade e no meio político, merecidamente, foi reconhecido com 'Título de Cidadão Timonense', projeto de Lei do Vereador Uilma Resende, sancionando pela Câmara Municipal. Entretanto, um detalhe alarda ser registrado. Esqueceram de dar cidadania a esse mais novo cidadão da nossa cidade. Sua casa sequer oferece condições de moradia digna, casa de 'pau-a-pique', popular taipa, onde as paredes ruem ao tempo e não sustentam seu 'Título de Cidadão'.

Casa de Chico Gordo. As paredes caem ao lado da dignidade.

Perguntado sobre o grau de satisfação na política, confessou que está bastante decepcionado com os políticos, não somente do município como também das esferas estadual e federal, onde nos deparamos diariamente com atos de corrupção praticados às claras e quase que diariamente divulgados pelos meios de comunicação e, mesmo assim, continuam acontecendo, como se fossem atos naturais e aceitos.

Chico é militante político e figura a esperança de um povo também sofrido, fala que sua luta continua e que acredita num futuro melhor, oportunidades e dignidade, mas até então tem apenas o 'Título'.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vereadores: alienados ou omissos?

Tenho presenciado, ao longo dos últimos anos, ruas intrafegáveis, Secretarias com energia elétrica cortada por falta de pagamento, colégio funcionando precariamente, sem merenda ou de péssima qualidade, salários atrasados, contas dos gestores sendo reprovada pelo TCE, obras inacabadas e fico me perguntando qual é de fato o papel do vereador que pacificamente observa tudo como se tivesse tudo as mil maravilhas.

Onde estão aqueles candidatos que esbravejavam nos palanques dizendo que a razão da sua candidatura era o povo? Quem já levantou uma bandeira se quer, contrario a todos esses desmandos administrativos? Falo de ações concretas, manifestações, chamar o povo pra frente dos órgãos competentes, de forma pacífica para  ver até onde vai a insensibilidade dos nossos governantes.

Será que os vereadores, em especial os da base do Governo que são maioria absoluta. Concordam com tudo isso? Os senhores não temem a revolta do povo através das urnas? Esse povo que hoje clama por melhores condições de vida foi o mesmo que os elegeram e uma vez calando, os senhores estão concordando com esses desmandos, em detrimento de centenas de funcionários e populares que estão passando as maiores privações.

Críticas construtivas são muito importantes para qualquer Governo ou Parlamentar, é preciso saber aceita-las, ou os senhores querem ouvir só o que lhes convém? Se assim for, acredito está havendo um equívoco no tocante ao verdadeiro papel dos senhores.

Vejo vereador querendo fechar emissoras de radio por estar criticando o Governo, na verdade as  rádios são apenas instrumentos, as cobranças e as críticas estão partindo do povo, se não procede as críticas, processem o povo. Querem fechar as rádios, consulte para ver se é isso que o povo quer. Ou o povo não importa nesse momento?

Tenho convicção que Vereadores são muito bem pagos pelo povo, não é para 'acobertar' Governo e sim fiscalizar e cobrar do mesmo, conclusão de obras que estão inacabadas, ações em beneficio dos menos favorecidos, cobrar os salários dos funcionários que estão bastante atrasados e aprovar leis que venham beneficiar a população como um todo e não os interesses pessoais de uma minoria.

sábado, 5 de novembro de 2011

Bandido misterioso aterroriza cidade de Timon

Nesta terça (3), no povoado Santana da Gameleira, município de Timon (MA), em plena manhã, um bandido misterioso assassinou uma criança de apenas 13 anos de idade. Presume-se que o assassino conhecia muito bem a rotina das pessoas da casa, pois quase todos os dias apenas pela manhã era de costume o casal, senhor Tomás e D. Maria se ausentarem para cuidar de uma vazante que cultivavam à penas 500 metros de sua residência e quase sempre uma hora depois já estavam de volta e nesse intervalo de tempo ficava apenas a criança, que também atendia em uma pequena mercearia do casal.

A casa onde a criança morava foi queimada quase por inteira

O Bandido, além de cometer o assassinato, levou aproximadamente R$ 3.000,00 do casal que estava guardado em local não desconhecido da vítima e ainda ateou fogo na residência como se fosse uma forma de vingança.

A Delegada do 2º DP, Drª Idelzuite, esteve no local juntamente com a perícia e prometeu que esse caso não ficará impune, é também um anseio de toda comunidade, que está bastante aterrorizada.

Em nome do Blog do Aluebe, desejo êxito aos investigadores para que o caso seja elucidado e que a paz volte a reinar  naquela pacata comunidade, agora amedrontada com a falta de segurança que nunca precisou.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Roubar dinheiro público compensa?

É tão insignificante a punição aplicada em quem subtrai o dinheiro público, que alguns políticos e administradores infames que administram os impostos assaltados da população não hesitam em meter a mão nesse dinheiro, que em qualquer país do mundo é revertido em prol da melhoria dessa mesma população.

Quem já roubou dinheiro público nesse país que teve de devolver aos cofres do Governo? Em raríssimos casos alguém já teve suas contas bloqueadas e somente nesses casos, sim, o dinheiro retornou, mas, quase na sua totalidade o que acontece é a perda do cargo, se tiver mandato eletivo, tem os direitos cassados por três, quatro ou seis anos, não devolve nada e depois desse período, volta a se candidatar, gastando aqueles milhões que não são deles, o povo tem memória curta, volta a elegê-lo e ele pratica tudo de novo. Compensa ou não compensa?

A justiça pra justificar que faz alguma coisa, de vez em quando condena Prefeitos a devolver dinheiro de uma obra que foi concluída, o que acontece, e às vezes isso é comum, é falta de documentos ou simplesmente um parecer técnico.

Quero me ater aqui aos Ministros, que só esse ano foi sete que desviaram dinheiro público, não executaram nada, não são condenados a devolver nada, apenas se demitem. Bom isso, não é mesmo?
 Longe de mim, querer generalizar e ridicularizar toda a classe política, não seria tão injusto assim, existem Políticos e administradores públicos sérios em nossos pais e em especial no nosso estado do Maranhão, mas, são tão poucos que poderia até nominá-los.

Eu enquanto povo acredita que esse quadro pode mudar basta que acordemos e saibamos que somos partícipes disso. Está na Constituição, (todo poder emana do povo e por ele será exercido). Votar errado uma vez é compreensível, permanecer votando errado, é burrice. Tudo pode mudar com o nosso voto e tão somente com ele.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Opinião | 3ª via Política em Timon

Será que alguém de sadia consciência poderia acreditar neste factóide? Qual o político em nossa cidade ariscaria trilhar nesse caminho? Com que ideologia? O Alexandre Almeida que foi Vereador, salvo engano pelo PSDC, depois PV, se elegeu deputado Estadual pelo PT do B e agora está no PSD, ou o Jeconias, que nasceu no PDT depois trilhou no PRP, voltou para o PDT e está agora no PSD?

Todas essas mudanças partidárias são jogos de interesses estritamente pessoais e o que importa para esses políticos é o poder pelo poder. No que se sabe Timon terá duas candidaturas a Prefeito em 2012: Luciano Leitoa, juntamente com mais alguns partidos declaradamente de oposição, contrários a esse lamaçal de corrupção, e os outros jutos comandados pela Prefeita e o Deputado Sétimo, todos unidos com um único objetivo: garantir o PODER.

Por um momento acreditei que o Senhor Vice-Prefeito Edvar de Jesus Ribeiro pudesse arriscar na criação desta tão esperada 3ª Via em Timon, tem base política para tanto, porém, preferiu, na sua concepção, um caminho mais curto para se tornar prefeito dessa cidade e acabou cometendo suicídio em sua carreira política.

Será que passa pela cabeça de alguém ou do próprio Edvar Ribeiro ser ele o pré-candidato preferido da Prefeita? Foi atraído e será traído.

Quem viver verá.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O mais novo olhar crítico: Blog do Aluebe


Sempre atento aos acontecimentos em nosso país, para não dizer desmandos administrativos, corrupção, enriquecimento ilícito por parte da maioria dos nossos governantes e parlamentares inescrupulosos, agindo sempre às claras, à luz do dia, sem o menor pudor, e aos olhos do poder Judiciário que pouco faz, resolvi criar esse BLOG e soltar a minha 'voz' em forma de repúdio e indignação. 
Posso até passar despercebido por ser apenas um no meio de milhões que assistem tudo e que acham que nada podem fazer para mudar. Engana-se quem pensa assim, nós imbuídos do mesmo pensamento. Podemos mudar esse quadro, vou fazer a minha parte, faça você também a sua, acredite na mudança.
Costuma dizer-se que em time que está ganhando não se meche. Também, concordo. Mas sejamos atentos para tais questionamentos: nosso estado está ganhando? Nosso município está ganhando? Quais foram os avanços significativos conquistados? Temos saúde, educação de qualidade na nossa cidade? Se tiver tudo bem para a coletividade não mudemos, se acharmos que não, não nos escondamos, mostremos nossas caras e nossa voz.
Não podemos nos corromper, pois enquanto existir corruptores, sempre vai existir corrupto se elegendo quantas vezes quiser, usando o nosso próprio dinheiro, que seria para melhorar a nossa qualidade de vida. 
Tenho procurado ao longo dos meus 55 anos, maranhense que sou, quais foram os avanços significativos conquistados no Maranhão, em meio século governado por uma única família. Se alguém souber listá-los, espero que apresente, torne público. Já vi também ao logo desses anos o surgimento de grandes lideranças contrarias a esse lamaçal de corrupção e que fizeram a sua parte no processo de mudança, porém, viram seus sonhos esmagados por poderosos da política que só querem para si a riqueza do nosso Estado e do nosso Município em conluio com pessoas malignas corruptas de outros poderes.                                                                                                                                                                                     
Existem, sim, os que lutam e ainda resistem bravamente na trincheira do bem e eu sou um deles, forte, ano após ano, cheio de idéias e opiniões que hoje resolvi dividir com os que fazem parte da mesma trincheira. E este sou eu, em palavras, ao Blog do Aluebe.
Nos 'vemos' na próxima postagem.